terça-feira, 14 de junho de 2011

Lider acomodado


A cada dia que passa nosso corpo dá sinais de nossas extravagâncias e erros, mas nosso cérebro adquire mais conhecimento e absorve cada experiÊncia para ser usada com sabedoria.
Nossa vida é feita de degraus e aquele que se acomoda no emprego ou no cargo está enganando a si mesmo. Sim você mesmo que está lendo agora esse texto que está acomodado com seu cargo de liderança como um gerente, supervisor, cordenador ou diretor. Eu imagino que sempre exista um dragão adormecido e por mais que tenhamos colegas e amigos no mundo corporativo, há sempre alguem melhor do que a gente, mas alguém melhor de força de vontade e de ATITUDE. Alguns fraquejam no conhecimento teorico por pensar que por ter 50 anos já sabem tudo na prática e outros pensam que sabem tudo na teoria e por isso são melhores que todos. Por isso devemos ter o equilibrio da teoria e prática, pois uma depende da outra, o experiente precisa do trainee, o engenheiro precisa do mestre de obras e o dono do restaurante precisa do garçom.
O verdadeiro lider não é aquele que age todo bonzinho na frente do seu colaborador para ele obedecer e pelas costas somente o explora, temos que agir como um samurai honrado e leal com a verdeira humildade que vem de dentro de nossos corações. Tendo humildade e honra eu garanto a vocÊ que nunca ficará desanimado ou acomodado, pois por mais que o mundo demonstre que vocÊ é inferior, vocÊ nunca desistirá da batalha. Podemos até pedir para descansar e meditar por um tempo, mas com certeza voltaremos cheio de idéias e novos objetivos.
Então continuem correndo atrás de seus sonhos e não se acomode, pois você está no seu cargo de liderança ainda... é porque o dragão ainda está adormecido e quando ele acordar, ele não pensará duas vezes em ocupar o seu lugar e somente aos honrados e humildes de coração o dragão se aliará.
Isso vale para nós brasileiros também... para entendermos melhor imagine a China como o dragão adormecido e os estados unidos como o lider acomodado sem honra ou lealdade e nós brasileiros honrados e humildes a quem o dragão está se aliando?
Alexandre Kono

2 comentários:

Nauru Mendes disse...

Nunca se acomodar. Um samurai deve sempre buscar a grande façanha.

Nauru Mendes disse...

Oração de um Samurai


Fazei-me senhor ser sempre forte.
Capaz de vencer a própria morte.


Nesta curta vida agir com bravura.
Viver honestamente seguindo a razão,
Lutar pela liberdade não pela ditadura.


Agradeço-te tudo, principalmente as derrotas,
Que fez forjar o meu caráter no tormento
De dias tristes que tu varreste com o vento,
Sobrando apenas lembranças frias mortas.


Que minha honra vá comigo na cintura,
Defendendo de qualquer maldade meu coração.
Ser-te-ei sempre fiel mesmo na tortura.


Não temerei nas batalhas da vida algum corte,
Saiba o mundo tenho-te como amuleto de sorte.
(Nauru Mendes Martins